14/01/2010

10 coisas que odeio em ti, igreja.

igrejaLi essa semana uma slogan bastante interessante que revela o  quanto a igreja esta em baixa nos últimos tempos:

ODEIO A IGREJA, NÃO JESUS!


A lista abaixo relacionada é direcionada à igreja institucional, à igreja-empresarial, ao clube de entretenimento, assim falsificada e vendida ao poder temporal. Não me refiro absolutamente à igreja verdadeira, ao remanescente fiel que muitas vezes está contido nessa igreja caricata dos nossos dias.
Compartilho aqui o sentimento de inconformação de Davi quando disse a Deus: Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que se levantam contra Ti? Aborreço-os com ódio consumado, para mim são inimigos de fato.
O que eu odeio em ti, igreja dos nossos tempos?


1. A TUA PRETENSÃO OSTENSIVA de tu te veres superior a tudo e a todos, e com esse orgulho besta, deixas de ser reconhecida como voz de Deus e agência do Reino no mundo. Ao contrário, deverias te afastar pra bem longe dessa vaidade luciferiana e cair em si, voltando a servir humildemente ao mundo ao qual foste enviada.


2. QUANDO INFLEXÍVEL, IMPÕES O DETESTÁVEL LEGALISMO COMO FORMA DE CAMINHADA CRISTÃ com regras insuportáveis que mantém teus membros eternamente cativos a infantilidade na fé, ao invés de conduzi-los à maturidade cristã que alcança a essencial liberdade consciente e anda maduramente nas pegadas de Jesus de Nazaré.


3. A TUA CEGUEIRA REDUCIONISTA que não discerne claramente o Reino além de tuas limitadas fronteiras, expandindo a visão para ver e aceitar outras formas de expressão, de serviço cristão, de culto e de obras que também glorificam a Deus e contribuem para a expansão do Reino na terra.

4. A TUA FORMA DE JULGAR SUMARIAMENTE as pessoas, se são merecedoras do céu ou do inferno, como se coubesse a ti essa prerrogativa divina de seleção. Deveria tu saber que essa é uma ação exclusiva de Deus.


5. A TUA DISCIPLINA CORRETIVA que sempre exclui e joga fora todo aquele que desgraçadamente tropeça por algum motivo, levando invariavelmente o “disciplinado” ao abandono, e ferido, a morrer a míngua.

6. A TUA FORMA ANTIBÍBLICA DE EVANGELIZAR, definindo prazo de mudança para as pessoas ”aceitarem Jesus”, exigindo uma conversão urgente e superficial baseada na adequação compulsória às regras de teus usos e costumes, e não na radical soberana transformação do Espírito Santo, de dentro para fora, e no livre tempo de Deus.


7. A TUA VISÃO MISSIONÁRIA/ EVANGELÍSTICA DISTORCIDA que em nome do “ide” retira as pessoas de suas áreas de convivência na sociedade onde exerciam posições estratégicas para alcançar seus semelhantes, para mantê-los circunscritos à área do templo, transformando-os em pessoas inativas ou em obreiros alienados que desconhecem o que se passa no mundo que os rodeiam.


8. O TEU ABUSO DE PODER arrastando milhares de PESSOAS SINCERAS, frágeis, crédulas, simplórias, despreparadas e desavisadas à exaustão, ao esgotamento, ao sofrimento, à decepção, e a se sentirem absolutamente usurpadas física, emocional, material e espiritualmente. Essas pobres vítimas do teu poder abusivo se tornam amargas e refratárias para o Evangelho para sempre, fechadas para qualquer possibilidade de pensarem em Deus ou em coisas relacionadas a ti.

9. A FORMA IMORAL COM QUE TEUS LÍDERES LIDAM COM AS FINANÇAS, manipulando o dinheiro que entra em teus cofres de forma irresponsável, desonesta, revelando que são subjugados pelo deus Mamon. Reproduzes pastores que amam posição, poder, e o dinheiro, tornando-os cheios de avareza e de ganância. ISSO TEM CAUSADO GRANDES ESCÂNDALOS E DANOS IRREVERSÍVEIS PARA O EVANGELHO, E TU ÉS DIRETAMENTE RESPONSÁVEL POR ISSO!


10. E por último, odeio quando MENTES, ASSEVARANDO QUE FORA DE TI, AS PESSOAS NÃO PODEM SOBREVIVER. Saiba que existem milhões de pessoas que nunca adentraram em teus átrios e mesmo assim oram, têm temor, discernimento, maturidade, ética, moral e dignidade, muitas vezes, mais apurados que teus pobres membros pretensiosos.
Sobretudo, há uma forma difícil, dolorida, mas possível, que pode mudar radicalmente esse quadro sombrio: TENS QUE PASSAR PELO PORTAL DO ARREPENDIMENTO. Como diria Jesus, Lembra-te de onde caíste e arrepende-te...


A seguir, 10 coisas que amo em você, Igreja.
Manoel, no blog Manoel dC
Essa listinha pertinente me traz à memória um "textículo" que escrevi sob o título "Por que odeio a igreja".
P.S.: Também repliquei esse ótimo texto do Manoel no Pavablog#.

Texto extraído do blog: http://thiagomendanha.blogspot.com/2009/10/10-coisas-que-odeio-em-voce.html

Repensando

loucura1

Repensar a vida, repensar a fé, repensar as convicções.

Escrevo por prazer e escrevo sem pretensão alguma. Sou como uma andarilha entre as palavras, entre as idéias, entre as emoções. Um dia talvez eu tenha muitas certezas para defende-las, hoje porém só quero seguir escrevendo.

- Hoje, HOJE, coisas terríveis estão acontecendo, o terremoto no Haiti, mortos e mais mortos, as grandes chuvas no Sul do Brasil também fazem seus estragos, o caso Alanis ( criança de 4 anos sequestrada, estuprada e morta) acontecido no bairro onde moro trás revolta, medo e angustia. -

Daí, minha preocupação tem sido viver o Evangelho no dia a dia. E quanta decepção comigo no dia a dia, não tenho sucesso sempre, talvez eu o tenha raramente, raramente mesmo. Perco a paciência com mais facilidade do que gostaria, não consigo ter senso de piedade, mas de olho por olho e dente por dente para com esse homem que fez o que fez com a garotinha de 4 anos, porque fico imaginando a dor e o pavor dessa criança. E tantos outros fatos corriqueiros onde busco a bondade em mim e não encontro se não for algo conscientemente trabalhado como um exercício, muitas vezes ( a maioria ) a bondade não flui automaticamente, mas percebo antecipadamente (algumas vezes) o que devo de verdade fazer e daí faço. É fácil dizer que dos pecadores sou o pior, difícil é se expor como tal, tanto que não farei isso aqui, por isso sou grata por Deus sondar os corações, motivos, intenções, pensamentos. Minhas ambivalências, minhas sombras, meus anseios, meus devaneios, minhas intenções estão e são claras diante dEle e isso trás paz, gera paz em mim. É que sei que os que os homens não pode perdoar Deus pode, o que a mente humana não pode compreender Deus pode.

- Fico triste sim, pelos mortos de uma tragédia e pelas famílias sobreviventes, mas minha tristeza não ajuda em nada ninguém, então oro, crendo que algo acontece no sobrenatural  em favor deles. -

E como faço pra viver no dia a dia, na prática o que muitas vezes quero e critico em outros?

Jesus deixou uma nova perspectiva para nossa vida, para o mundo que vivemos. Não seguir o modelo de Jesus é resultado da grande maioria das catástrofes que contemplamos hoje ao nosso redor, algumas citadas aqui, milhares vemos e ouvimos por todos os lados. Minha preocupação é exatamente de viver essa nova perspectiva. E confesso, quero isso por estar convencida de que é a melhor saída pra mim e para os outros, por crer que é o meio real de viver o que digo crer. O que tenho percebido é que essa minha busca me faz voltar quanto mais me faz avançar, é um recuperar contínuo, o Rev. Caio Fábio chama isso de uma queda pra cima.

O que quero dizer agora é que diante de tudo o que me acontece posso não ter as atitudes e sentimento certos, mas minha ansiedade e procura é me corrigir sempre e sempre que não consigo percebo claramente a minha vocação em não ser o bem, nem a bondade. Tenho um modelo, Jesus, tenho em mim o contra – senso a este modelo, porém em mim nada mais é tão digno de atenção quanto  os ensinamentos que geram vida. Em outro texto aqui mencionei a religião como o ópio do povo, mais uma vez falo que não é disso que preciso, um lugar que fale de muitas coisas legais, cânticos legais, gente legal, mas que não gera vida, um lugar que se tornou essa máquina que ilude e que naquele momento anestesia a dor, os problemas, mas no dia seguinte tudo continua lá, porque nada gerou vida, não foi reconhecido que é preciso perdoar, ou preciso confiar andando por fé e encharcado de paz, não gerou vida, as lágrimas não regaram uma mudança de atitude, só anestesiou, entorpeceu, mascarou a dor, o problema, continua com uma atitude errada diante do que precisa mudar. Ter esse entendimento não significa dizer que tenho as melhores atitudes. Dos pecadores sou o primeiro. Falar assim dá até uma dor, arrependimento, vergonha, mas isso é um fato. Graças a Deus pela Graça que me alcançou!

08/01/2010

Outro tempo começou pra mim agora

butterfly

Eu tenho observado como cada um segue e vive sua espiritualidade de acordo com suas próprias vivências, experiências e oportunidades.

Mas não quero usar esse espaço para falar dos que os outros (por mais importantes que eles sejam na minha construção) fazem,seguem, criticam, quero falar de mim da minha busca e essa busca é sempre solitária.

Sou humana demais, falha demais, limitada demais,

No entanto busco me envolver com Cristo, porque entendo que minha humanidade não é empecilho e sim porta para Ele e busco esse envolvimento de muitas formas, por palavras, por emoções, por atos, por pensamentos.

Eu amo esse Deus revelado em Jesus, AMO, é demais! O que sinto, o que acontece em mim quando leio o evangelho na palavra escrita, na vida, não é apenas o fato de crer pela razão apenas, é o sentimento gerado em mim, o desejo de ser uma pessoa mais sensível, valorizar o que realmente faz diferença em nossa vida que são as pessoas. Ser menos egoísta, menos capitalista, menos orgulhosa, menos presunçosa. É difícil, não é fácil não, se olhar e enxergar essa porcaria toda.

Lembro de alguns discursos que fazia e sempre eu falava sobre quanto mais perto da luz mais as imperfeições vão ficando visíveis e evidentes, é exatamente que acontece quanto mais mergulho em busco de respostas, em busca desse encontro, em busca de me tornar uma pessoa melhor.

Sinto-me solitária nessa caminhada, muito embora saiba que existem milhares trilhando o mesmo caminho que eu, dentro e fora das igrejas, com o coração sedento, grato, curioso, aberto e verdadeiro, tenho ao meu redor muito mais quem defenda com unhas e dentes que instituição é a igreja de Cristo, com todas as suas doutrinas e formas, é difícil encontrar quem possa simplesmente falar da boa nova de Cristo em si. Então não solto fácil quem comigo compartilha da mesma busca.

Minha caminhada não depende do outro, não depende de um grupo porém bom seria ter um grupo, para levarmos as cargas uns dos outros, para que se um cair o outro levantar, para compartilharmos vida, exortar uns aos outro em amor.

Chega de permitir que a religião seja o ópio do povo. Um lugar onde vão em busca de alguma recompensa por suas boas obras, querem trocar favores com o divino, querem soluções para as ditas causas impossíveis. Sim, Ele pode TUDO, mas não quero buscar sua face pelo que podes fazer em favor de mim além do que já foi feito na Cruz.

E assim sigo.

Essa semana li alguém afirmando que não queria que os filhos crescessem na igreja que está aí, nem eu quero.

07/01/2010

Solidão

portaparaiso

Sempre que mergulho em mim fico com lágrimas nos olhos,

Não sei bem explicar o porque,

Sei o que encontro,

As alegrias..

Os desencontros

Minhas ilusões e utopias,

Minha vontade de viver mais,

Vejo o que em mim deveria não existir.

Vejo as pessoas ao meu redor

E afinal, eu estou só.

Uma solidão, ou silêncio,

Quem poderá dizer se é uma dor?

Sei que sinto falta de conversar sobre o sagrado,

Sobre a vida,

Sobre devaneios pertinentes em mim,

Sem ser descriminada, julgada e sentenciada.

Tudo está bem, tudo é muita coisa, eu sei…

Mas tudo está bem,

Mergulhando em mim e me percebendo, me vendo

Me enxergando… as coisas estão mudando.

E eu só queria conversar.

05/01/2010

Soneto do amigo

 

Vinicius de MoraesEnfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Moraes