30/03/2012

A Letra mata mas o Espírito vivifica!


Cristo trouxe uma nova forma de vida, trouxe simplicidade e enfatizou o Amor.

A letra fala das práticas e observâncias da lei que se não obedecidas levavam a morte, a condenação, a punição, porém, Jesus fala do Espírito que nos vivificará, nos guiará, não é mais tarefa do sacerdote e sim do Seu Espírito que direcionará aqueles que o buscam. Jesus fala de justiça e essa por sua vez está atrelada a Graça, ao amor divino derramado sobre a humanidade.

A letra mata, condena e o Espírito vivifica. “ se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Falar desse amor, dessa justiça e dessa graça é perceber a grandiosidade dessa obra restauradora que dá inicio ao reconhecermos e aceitar o ato revelado na Cruz do Calvário. Sem neuroses, sem culpas, sem acusações, sem desculpas, mas desejando conhecer e se deixar envolver por esse Espírito de Graça e Amor que também é Justiça e falo da justiça para que não seja confundido com algo licencioso, libertino, não é isso que estamos falando, estamos falando de que nesse caminho, estamos sujeitos a errar, a cair, a fraquejar entre o que não podemos e nem devemos fazer, mas, contudo é o que fazemos, diante de uma consciência despida de justificativas e reconhecendo que falhamos o Espírito vivifica enquanto a Letra (a lei) mata.

A Letra Mata
O Espírito Vivifica
“o ministério da morte, gravado com letras em pedras” (3:7)
“o ministério do Espírito” (3:8)
Moisés (3:7)
Apóstolos de Jesus (3:6)
“O ministério da condenação” (3:9)
“o ministério da justiça” (3:9)
Glorioso (3:9)
Muito mais glorioso (3:9)
“foi glorificado...já não resplandece” (3:10)
“atual sobreexcelente glória” (3:10)
“o que se desvanecia teve sua glória” (3:11)
“muito mais glória tem o que é permanente” (3:11)
O véu de Moisés escondeu o que se desvanecia (3:12-13)
Os apóstolos falaram com ousadia, sem esconder a esperança (3:12)
Os seguidores do AT ainda têm o véu (3:14-15)
O véu é removido em Cristo (3:14,16)
Há condenação na Lei (3:9; cf. Romanos 3:20; Gálatas 3:22)
Há liberdade no Espírito (3:17)
A letra do AT condena (3:7,9) – a letra mata!
Somos transformados no Espírito no NT (3:18) – o Espírito vivifica!

20/03/2012

Caminho de volta


Metanoia é uma palavra de origem grega (μετάνοια, metanoia) e significa:

arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual),
mudança de direção e
mudança de mente;
mudança de atitudes,
mudança de temperamentos;
mudança de caráter trabalhado e evoluído.

O que antes para mim era um caminho de ida, na maioria das vezes só indo e algumas vezes repescando algumas coisas que precisavam ser revistas e melhoradas, agora é um caminho de volta, retornando, como se a tal da queda pra cima fizesse o pleno  sentido agora.

Volto e vejo claramente o que posso mudar e o que não posso mudar e isso me apavora porque a transformação precisa acontecer e de mim nada posso fazer não tenho como realizar por mim mesma nesse ponto entra a fé e a confiança na Graça. 

Sou aberta a mudanças quando entendo que isso será para mim a evolução do ser, e pra mim evolução é parecer-se com Cristo, neste momento peço que não deem risadas porém, entenda que esse alvo só pode ser alcançado NELE.

Estou muito aquém do meu destino, mas só Ele poderá e saberá sobre isso, quanto a mim confio e sigo. Estou querendo declarar que estou morta em Cristo Jesus compreendendo cada letra, consciente e convencida de que esse é mesmo um fato. Mas isso ainda é uma caminhada nesse entendimento. Não quero e não irei desistir de pensar mas, para além do que penso há o que creio.